DICAS PARA INSTALAÇÃO DE LAMBRI DE MADEIRA

Também conhecido como forro de madeira, o lambri é um tipo de montagem feito de réguas de madeira que se fixam a tetos e paredes. O material é de fácil instalação, pois as réguas fornecidas pela Degrau são encaixáveis umas nas outras, e oferecem modernidade e simpatia a qualquer ambiente.

São três os tipos de colocações disponíveis:

Verticais;
Horizontais;
Diagonais.
A colocação vertical tem como objetivo aumentar visualmente a altura do espaço, estreitando-o. É feita com lâminas compridas de cerca de 2,70m, cobrindo a parede completa, ou lâminas curtas que se juntam, com cerca de 0,85m.

Já a colocação horizontal faz a sala parecer mais comprida e baixa, e é mais comumente utilizada em sótãos.

A colocação diagonal é a mais moderna das três, sendo mais adaptável a paredes sem janelas ou portas.

Instalação e dicas
A madeira fornecida pela Degrau é feita para aguentar possíveis mudanças de temperatura, e para que os lambris sejam posicionados corretamente, é interessante que se instale anteriormente uma estrutura de ripas ou vigas que sustentará a montagem.

Se a parede escolhida for em área externa, prefira isolar previamente com lã de vidro.
A fixação se dá com um intervalo entre as ripas iniciais de 40 a 60 cm, assim o ar circula atrás dos lambris livremente. Fixe-as com pregos de aço, buchas ou parafusos.
O corte das lâminas é feito na medida desejada com a ajuda de um serrote. Evite enganos medindo anteriormente o espaço completo.
A colocação dos lambris deve se iniciar no canto da sala, paralela à parede angulosa. Lembre-se de aplainar possíveis saliências e deixar milímetros (cerca de 5) entre a parede e a madeira.
Para fixar as lâminas nas ripas de suporte, prefira pregos de espessura 20 mm, e utilize um punção para escondê-los na estrutura da junção.
É possível substituirmos os pregos com a ajuda de grampos metálicos, estes são capazes de anular ranhuras nos lambris.
Para que o acabamento fique profissional e forneça beleza ao ambiente, aplique uma camada seladora e verniz incolor.
A manutenção deste tipo de montagem é fácil, basta evitar pintar paredes, e se for feito, cubra os lambris com fitas. No verniz, para a limpeza basta utilizar um pano úmido.
É fato que os lambris, além de bonitos, protegem o ambiente. Entre em contato com a Degrau para mais informações sobre os tipos de madeira ideais para você, nossos consultores estão preparados para qualquer tipo de projeto!